top of page

A velocidade das reações químicas

  • Nenhuma reação química é instantânea: todas levam algum tempo a ocorrer.

A velocidade pode avaliar-se tendo em conta a rapidez com que os reagentes se consomem ou com que os produtos se formam.

- Numa reação química muito lenta (formação de petróleo - milhares ou milhões de anos)

os reagentes consomem-se muito lentamente/produtos formam-se muito lentamente.

- Numa reação química muito rápida (explosão de fogo de artifício - frações de segundo) os reagentes consomem-se muito rapidamente/produtos formam-se muito rapidamente.

- Com o aumento da quantidade de reagentes consumidos ou de produtos formados a velocidade da reação química aumenta.

Como se calcula a velocidade das reações químicas?

Teoria das colisões:

De acordo com a lei de Lavoisier a massa dos reagentes é igual à massa dos produtos da reação logo o numero de átomos de cada elemento nos reagentes é igual nos produtos da reação ocorrendo apenas um rearranjo.

Para isto acontecer é necessário os corpúsculos envolvidos na reação colidirem com energia suficiente formando assim novas substâncias. A estas colisões chamamos de colisões eficazes.

 

A velocidade das reações químicas depende do número de colisões eficazes. quanto maior for mais rápida será.

Fatores que influenciam a velocidade das reações químicas:

  • Variação da concentração dos reagentes - quanto maior a concentração da matéria nos reagentes maior a probabilidade de ocorrência de colisões eficazes, aumentando assim a velocidade de ocorrência da reação química.

  • Variação da temperatura  -  quanto maior a temperatura maior a agitação das partículas, aumentando assim as probabilidades de ocorrência de colisões eficazes e ocorrência da equação química. 

  • Ação da luz  -  com o aumento da intensidade da luz aumenta a velocidade das reações (como por exemplo ocorre nas plantas durante o processo fotossintético que quando a intensidade da luz aumenta, aumenta também a formação de oxigénio e glicose). 

  • Estado de divisão dos reagentes  -   quanto maior o estado de divisão dos reagentes maior a superfície de contacto entre eles, aumenta a probabilidade de ocorrência de colisões eficazes aumentado as probabilidades de ocorrência de colisões eficazes.

  • Utilização de catalisadores e inibidores  -  Os catalisadores e inibidores são substâncias que são adicionadas e que participam na reação química sem serem consumidas aumentado ou diminuindo a velocidade desta, respetivamente.                                                          

Velocidade da reação = "quantidade" de reagente consumido ou produto formado 

Intervalo de tempo

bottom of page