
Físico-Química
As marés são movimentos oscilatórios verticais e periódicos das águas do mar que sobem e descem duas vezes, no período de 24 horas e 48 minutos.
Isto acontece, principalmente, devido à atracção exercida sobre o mar pelos astros situados muito próximos da Terra, como são os casos do Sol e da Lua mas, em teoria, todo o Sistema Solar tem interferência no fenómeno.
Num dado momento, há sempre duas marés altas na Terra - a maré directa no lado que está voltado para a Lua e a maré indirecta no lado oposto.
A amplitude da maré é a altura de água, em metros, entre uma Praia-mar e uma Baixa-mar e tem uma duração de 6 horas. A amplitude das marés varia consoante a posição dos astros (Sol e Lua) em relação à Terra.
Assim, quando a Lua se coloca entre o Sol e Terra ou a Terra entre o Sol e a Lua, a atracção aumenta provocando as marés vivas (o que sucede com a Lua Nova e a Lua Cheia, por exemplo). Por outro lado, quando o Sol e a Lua estão em quadratura, contrariam-se provocando as marés mortas ( o que sucede com o Quarto Crescente e o Quarto Minguante).
Para haver maré é necessário que hajam deslocações de água de um local para outro da Terra; a esses afluxos e refluxos de água dão-se os nomes de enchente e vazante. No fim ou início dessas enchentes ou vazantes ocorrem períodos de paragem de água aos quais se dá o nome de estofo, sendo o mesmo mais prolongado nas marés mortas e mais curto nas marés vivas.
Quando a Lua está em fase de:
-
Lua Nova dá-se as marés vivas;
-
Quarto Crescente dá-se as marés mortas;
-
Lua Cheia dá-se as marés vivas;
-
Quarto Minguante dá-se as marés mortas.

bibliografia: wikipédia